quinta-feira, 22 de maio de 2008

Impactos negativos das energias renováveis

Embora não poluentes, as energias alternativas não estão isentas de impactos negativos na natureza.

Muitas vezes, acarretam um enorme impacto ambiental e social. Um complexo hidroeléctrico de grande dimensão ou um parque eólico compromete seriamente o ambiente das zonas onde estão implantados: para igualar a produção de uma central eléctrica média são necessários, aproximadamente, 1000 geradores eólicos ou 5 km2 de painéis solares. Por outro lado, algumas formas de captação de energia podem não ser economicamente viáveis. O seu balanço energético pode também ser negativo. Por exemplo: em teoria é possível aproveitar a energia das correntes oceânicas, mas na prática, a energia necessária para construir, colocar e manter uma turbina para o efeito poderia exceder aquela que dali adviria.


Sabias que…
A Barragem das Três Gargantas
(China), a maior central hidroeléctrica do Mundo, provocou o deslocamento de milhões de pessoas e a inundação de muitos quilómetros quadrados de terras?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se deve considerar e debater as vantagens e desvantagens das energias renováveis como um todo, mas sim conhecer as ramificações de cada tipo de energia renovável, assim como as suas particularidades.