quarta-feira, 21 de maio de 2008

Energia hidroeléctrica

A energia hidroeléctrica provém da força das águas, produzida através do potencial existente num rio, reflectido nos desníveis naturais ou artificiais.

Por norma, constroem-se diques que represam o curso da água, que se acumula num reservatório, a barragem. Noutros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas que a obrigam a passar pela turbina, para produção de energia eléctrica.

Quando se abre as comportas das barragens, a água passa pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e, a partir deste processo, a energia mecânica é transformada em energia eléctrica.

A energia eléctrica produzida passa, através de cabos ou outros condutores, até ao transformador elevador, onde a sua tensão ou voltagem é transformada para que possa ser levada até aos consumidores finais.

Entre os vários impactos ambientais negativos provocados por uma barragem destacam-se as inundações de áreas agrícolas, a perda de vegetação e fauna, as alterações das migrações dos peixes, a alteração da fauna do rio e a interferência no transporte de sedimentos.

Por outro lado, a construção de reservatórios traz consigo muitas vantagens:

  • Produção de energia eléctrica;
  • Retenção de água a nível regional;
  • Aumento da quantidade de água potável e reservas hídricas;
  • Potencialidades turísticas;
  • Novas potencialidades de rega agrícola;
  • Mais produção de peixe em aquacultura;
  • Regulação do fluxo de inundações;
  • Postos de trabalho.

Assim, energia hidroeléctrica é a corrente eléctrica industrial que se destina à iluminação, à impulsão de motores e produção de calor que é obtida em centrais hidroeléctricas, aproveitando as diferenças do nível da água, ou em centrais térmicas, mediante a utilização de um combustível adequado.


Sabias que…
Os salmões têm de subir a maré para os seus locais de desova para reprodução mas as várias barragens podem servir de obstáculo? Diferentes abordagens para resolver este problema têm sido utilizadas, incluindo a construção de “escadas de peixes”, as quais ajudam o salmão a “subir” a barragem para os locais de desova.

Sem comentários: